top of page

MERCADO LIVRE DE ENERGIA

 

O que é?

O Mercado Livre, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL) é o segmento do setor elétrico onde se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica por meio de contratos bilaterais livremente negociados (condições, preços e volumes)  entre geradores, comercializadores, importadores e exportadores de energia e consumidores livres e especiais com a principal vantagem de obter um atendimento personalizado, conforme suas características de consumo, o que é impossível no mercado cativo.

 

O consumidor tem a possibilidade de traçar estratégias de contratação e escolher entre os diversos tipos de contratos, aquele que melhor atenda às suas expectativas de custo e benefício, podendo ter economias substanciais em relação ao mercado cativo.

Comparativo mercado livre e mercado cativo

A principal vantagem neste ambiente é a possibilidade de o consumidor escolher o seu próprio fornecedor de energia. Neste caso, a distribuidora continua sendo responsável pela entrega, qualidade e garantia do fornecimento.

 

  • O Consumidor paga à Distribuidora pelo serviço de entrega (“fio”) da energia. 

  • O Consumidor paga ao Gerador/Comercializador o valor da energia contratada.

  • Os registros de energia são feitos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, orgão do governo responsável pela contabilização e registros dos contratos de energia.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Quem pode participar?

Consumidores Livres:  são aqueles cuja a demanda de energia em qualquer segmento horário, isto é, Ponta ou Fora de Ponta, tenha contrato igual ou superior a 3.000 kW (3 MW):

Quem pode participar do mercado livre

Este tipo de consumidor pode adquirir, no mercado livre, energia de qualquer fonte de geração, seja ela Hidrelétrica, Termelétrica, etc.
 

Consumidores Especiais:  são aqueles cuja demanda de energia em qualquer segmento horário, isto é, Ponta ou Fora de Ponta, for contratada de 500 kW (0,5 MW) até 3.000 kW (3 MW), podendo ser cargas únicas ou a soma de cargas, desde que sejam empresas coligadas com comunhão de interesse, isto é, mesmo CNPJ (empresas de mesmo grupo empresarial).


Este tipo de consumidor, no mercado livre, somente pode adquirir energia de fontes incentivadas, que são:


- PCHs: Pequenas Centrais Hidrelétricas, que são usinas hidrelétricas com potência instalada de até 30.000 kW (30 MW);
- Biomassa: Termelétricas cujo combustível seja, por exemplo, bagaço de cana de açúcar, casca de arroz, detritos urbanos, etc.;
- Eólica: Fonte de geração que utiliza a força dos ventos;
- Solar: Fonte de geração que utiliza a energia do sol;

 

Tanto os Consumidores Livres como os Consumidores Especiais, no mercado livre têm a liberdade de negociar a compra de energia elétrica, negociando livremente preços e prazos, podendo ser comprada na totalidade ou parcialmente. Apesar de, fisicamente receberem a energia da distribuidora local, pagam para ela tarifa somente pelo uso do fio.

Consultoria e Gerenciamento

A Engelétrica como uma empresa capacitada em gerar soluções completas e customizadas para o setor de energia elétrica, neste segmento oferecemos os seguintes serviços:

 

  • Análise de viabilidade para migração ao mercado livre de energia

  • Adequação do sistema de medição para faturamento (SMF)

  • Assessoria na adesão, mapeamento e modelagem na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica)

  • Representação junto a CCEE: acompanhamento mensal da energia, consumo, validações e ajustes dos contratos.

  • Intermediação na contratação da energia elétrica, buscando sempre as melhores condições e tipos de energia junto as principais empresas comercializadoras do mercado.

  • Comprovação dos resultados obtidos através de relatório comprobatório.

bottom of page