18 Jun 2014
18 Jun 2014
16 Jun 2014
16 Jun 2014
16 Jun 2014
16 Jun 2014
16 Jun 2014
Recentes
Destaques
MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA
June 16, 2014

VISÃO GERAL - CONSUMIDORES ESPECIAIS
QUEM PODE MIGRAR PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
Verifique se sua indústria, comércio, Clube ou até mesmo Shopping Center, tem uma demanda demanda contratada igual ou superior a 500kW. Se a resposta for sim, você é um consumidor potencialmente livre.
Primeiramente é necessário entender um pouco sobre:
MERCADO LIVRE X MERCADO CATIVO
O mercado livre de energia se consolida como uma forma potencial de economia.
Meio seguro e confiável de adquirir energia elétrica por um valor negociável que atrai, principalmente, grandes geradores e grandes consumidores.
A oportunidade passa a ser dada a consumidores e geradores de menor porte, consumidores especiais.
Dentro de uma cadeia produtiva todos os insumos devem ser objeto de negociação, a energia elétrica, como tal, também deve assim ser tratada.
CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
A partir de um amplo debate com a sociedade, o governo brasileiro estabeleceu em 2004 um novo marco regulatório para o setor elétrico, visando garantir estabilidade, transparência e tranquilidade para o mercado de energia no país, pré-requisitos para a viabilização de investimentos, indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social.
Fruto dessa regulamentação, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) começou a operar em 10 de novembro de 2004 – regulamentada pelo decreto nº 5.177, de 12 de agosto de 2004, sucedendo ao Mercado Atacadista de energia (MAE).
AGENTES CCEE
São associados da CCEE todos os Agentes com participação obrigatória e facultativa previstos na Convenção de Comercialização de Energia Elétrica.
Os Agentes de CCEE dividem-se nas Categorias de Geração, de Distribuição e de Comercialização, conforme definido na Convenção de Comercialização.
* Geração
* Distribuição
* Comercialização
* Agentes Obrigatórios
* Agentes Facultativos
*Cronograma de Desligamento
A partir de 1998, conforme regulamenta a Lei nº 9427, paragrafo 5º, art.26, de 26 de dezembro de 1996, os consumidores com demanda mínima de 500kw, atendidos em qualquer tensão de fornecimento, tem também o direito de adquirir energia de qualquer fornecedor, desde que a energia adquirida seja oriunda de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou de fontes alternativas (eólica, biomassa ou solar).
SIN – SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL
Conjunto de instalação e equipamentos responsáveis pelo suprimento de energia elétrica das regiões do país interligadas eletricamente;
MODULAÇÃO
Discretização por PERÍODO DE APURAÇÃO dos montantes mensais de ENERGIA DISPONIBILIZADA;
SCL (Sistema de Contabilização e Liquidação)
O SCL (Sistema de Contabilização e Liquidação), também denominado CliqCCEE, é o sistema que efetua todos os cálculos previstos nas Regras de Comercialização, permitindo à CCEE contabilizar mensalmente as diferenças entre os montantes de energia produzidos ou consumidos e os montantes contratados.
É também por meio do CliqCCEE que são disponibilizados os relatórios contendo os resultados das operações de cada Agente na CCEE.
São requisitos necessários aos usuários do SCL:
- Certificado Digital;
- Cryptocard.
O Mercado Livre amplo não é privilegio de países com economias desenvolvidas. Ha países na AL com critério de elegibilidade mais abrangentes que o Brasil.


