Laudos Técnicos

Os laudos técnicos são documentos elaborados por profissionais do setor elétrico, seguindo as recomendações e exigências das Agências reguladoras, Concessionárias e outros órgãos. Estes documentos servem como certificação para determinadas situações como instalação de para-raios, norma regulamentadora de segurança (NR10) e crédito de ICMS nas faturas de energia.

 

Laudo para crédito de ICMS

Através da emissão do Laudo Técnico, define-se a real utilização da energia elétrica gasta no processo produtivo, por meio de levantamento, medições e análises das cargas elétricas produtivas e não produtivas, para que possa ser calculado o percentual de crédito do ICMS.

 

Laudo de instalações elétricas

O laudo é emitido após as inspeções e ensaios nas instalações elétricas, atestando suas condições gerais de conservação e adequação às normas técnicas vigentes. Caso sejam observados irregularidades ou potenciais de melhoria são feitas observações.

 

Laudo de SPDA

Da mesma forma que no laudo de instalações elétricas o mesmo é emitido após vistoria e medições. Seu objetivo é refletir a condição existente, avaliando seu estado de conservação e adequação à norma quanto ao grau de proteção e forma de execução.